29.7.09

Vamos limpar Portugal


O computador e a Internet de mãos dadas, conseguiram criar laços entre pessoas nunca antes conhecidas.
É certo que 95% continuam sem se conhecer, mas trocam ideias, confessam ideais e até já se fazem confraternizações que servem para um conhecimento ao vivo.
Por impossibilidade, não estive num desses encontros, todavia, confesso, muito lamentei.
Como compensação, desloquei-me propositadamente ao Porto, para conhecer a sua organizadora e o marido. Senti-me feliz por isso.
Recebo agora da nossa “blogueira Mariazinha”, um convite a aderir à iniciativa de “Vamos Limpar Portugal”.
Admitindo tratar-se de brincadeira, e como Portugal está cheia de lixo de lés a lés (incluindo a minha presença), sugeri, com humor ou não, uma maneira de entre 1.000 efectuar a limpeza dos políticos, com o pensamento no livro de culinária “1.000 maneiras de cozinhar bacalhau”.



Na “casa da Mariquinhas”, A. J. Soares, respeitável “jovem”, que admiro e venero, picou-me dizendo que estava com curiosidade em ver o post que sobre o assunto colocaria no meu espaço.
Com capacidade de redacção, esperava que fosse um primor em poder de persuasão dos portugueses mais distraídos.
Se essa limpeza se refere a percorrer as bermas das estradas e apanhar toda a espécie de objectos que são deitados à rua, pelos automobilistas, ou os entulhos, restos de obras, incluindo colchões, fogões, assadores, etc, etc. tomo o compromisso solene perante a Mariazinha de colocar à sua disposição a boa vontade do Zé, com a oferta de dois dias de salário de um trabalhador.



Se em vez disso, for por exemplo, além da limpeza, denunciar os pseudo construtores, patos bravos, desonestos que fazendo dos outros parvos, (mas que o Código Penal protege), vendendo gato por lebre e não cumprindo depois com o respeito dos 5 anos de garantia, que a lei impõe, também estou disponível para o fazer.
Sobre a classe política, já dei a minha opinião e garanto-vos não retiro uma virgula do que escrevi.
Quem acompanha os escritos do Zé, não tem dificuldade em perceber, que não sou letrado, tendo apenas o curso comercial, acabado em 1.947, fraco de inspiração, limita-se a contar facetas da sua vida (quem as não têm?) como maneira de passar os dias que lhe restam de vida.
Já não sabe fazer pontuações (se é que alguma vez as soube) e os erros de ortografia é o seu pão de cada dia.
Pelas razões expostas, não poderá por escrito ser eloquente e persuadir os portugueses a terem comportamento civilizado, quando toca a quererem desfazer-se do seu lixo.



Os organizadores deste tamanho trabalho, terão que contar com a ajuda da Impressa escrita, da Rádio, da Televisão, das Câmaras Municipais, das Escolas, dos Empreiteiros com as suas camionetas e máquinas, de forma a mobilizar um milhão de pessoas , para que se consiga alguma coisa que se veja, criando ao mesmo tempo condições para que se não repita.

EU ACREDITO…. Chega-te a nós, dá ideias, informa da tua disponibilidade, e atira o teu nome para o blogue de A Casa da Mariquinhas:
Deita o olho ao que se passou na Estónia. 5 horas bastou para ficar limpa.
http://www.youtube.com/watch?v=T7GZfMD6LHs
Um abraço a todos os colaborantes, e tu deita também mãos à obra….
.

56 comentários:

Conversa Inútil de Roderick disse...

Tenho um software instalado que faz simulações. Incluí o mapa da europa e dei a instrução para "limpeza" de Portugal.... desapareceu do mapa! E por simpatia, Espanha foi atrás!!!!

Zé do Cão disse...

Roderick. Nesta altura até calhava bem. Eu até acho que o Mundo se quer ver da Península Ibérica.
Numa palavra, foste o campeão, enquanto os tipos da Estónia, levaram 5 horas para a limpar, tu, meu amigo, com um simples "Clicar"
limpas-te tudo. Bem haja.

Um abraço

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Caro amigo,

Em meu nome pessoal, passo a informar que, tudo o que nos diz, no seu excelente texto, já foi motivo de reflexão e variadíssimos textos no Sempre Jovens.

Esta é a última informação recebida, eventualmente também, recebeu, mas para quem ainda não sabe, aqui vai.


Uma mensagem a todos os membros de LimparPortugal

15 dias / 1730 membros / 36400 convites enviados pela rede Parabêns a todos

Vamos fazer crescer muito mais.
Enviem convites com mensagem pessoal dirigida em particular a cada amigo.
Façam crecer os grupos locais, há muitos grupos com um só elemento, chamem o amigo e o vizinho.
CERTAMENTE, MAIS TARDE, TERÂO ORGULHO EM TER SIDO PIONEIROS NESTA INICIATIVA, (diremos aos netos: nós começamos a limpeza e a mudança das mentalidades, nós corrigimos a tempo a herança a deixar.) vai ser divertido e gratificante para todos...
UM ABRAÇO
Paulo Pimentel
Nuno Mendes
Rui Marinho

Visite LimparPortugal em: http://limparportugal.ning.com

Fernanda Ferreira

Parisiense disse...

Essa limpeza não vai ser facil......é tudo uma questão de cidadania, civismo e amor pelo país ou local onde vivemos.
E nenhuma das três existe neste país a começar pelos governantes.
Eles são os responsáveis da maior lixeira deste país...

Eu limpo tudo o que posso ao meu redor mas se até é proibido fazer queimadas no meio dos campos ( por causa dos incendios e eles existem em maior numero).....e não nos dão alternativas para pôr o lixo dos campos em outro local para se poder voltar a cultivar.....digam-me o que devemos fazer????
Ligamos para as Camaras para virem buscar os electrodomesticos dizem-nos que não tem meios.....então como fazemos????? Vamos entulhando tudo em casa????
Este país vive das multas.....fazem-se leis para proibir tudo, mas não dão alternativas ou quando as dão são pensadas para as grandes cidades.....e nós que vivemos nas aldeias, serras....no interior e não temos lixeiras ou depósitos perto fazemos como?????

De boas intenções está o mundo cheio. A realidade essa é outra.

Beijokitas

Zé do Cão disse...

Fernanda Ferreira.

Vai ser um trabalho dantesco, mas eu acredito. Conheço o efeito da bola de neve e portanto convenço-me do exito desta iniciativa.

Cumprimentos

Zé do Cão disse...

Parisiense.

Se tudo correr, conforme os organizadores pensam, é natural que as Câmaras Municipais, sintam a necessidade de resolver o problema.
É com dificuldades, com obstáculos, que se resolvem grandes problemas. Por isso dá mais gozo, mais orgulho.
Todavia, compreendo perfeitamente o problema das Câmaras pobres.
No outro tempo, no tempo da outra senhora, nem o Presidente da Câmara ganhava alguma coisa. Agora não, todos ganham e é à francesa.
Talvez se ganhe também com a mudança de mental


Beijocasidade

Laura disse...

Bora pra lá, conta comigo, pra começar boto o manel pró lixo, ehhh ja desentope a casa ehhhhhh, mas, falando a sério, seria bom que todos fizessemos algo..beijinhos.tu tas zangado comigo ó zezito? homessa, nem acredito que já me reciclaste...

Zé do Cão disse...

Laurinha

Parece-te haver alguma razão para estar Zangado?
bj.

Pascoalita disse...

Amigo Zé :)

Nessa tarefa que sugeres, juro que também eu alinharia de boa vontade e em regime de voluntariado! E já agora até me ofereço para levar a merenda ao pessoal e assim ninguém perder tempo e arruma com a LIMPEZA mais depressa eheheh

A tua ideia é excelente e o texto um primor!

Preocupa-me no entanto uma coisa:

Sendo "os erros ortográficos o pão de cada dia do Zé" e após uma breve pesquisa não detectei "migalha", como contas manter forças para abraçar a tarefa, homem????

Mexicano Tarado disse...

Boa noite

Não sei se este texto tem a ver com este site com que há dias me cruzei por acaso:

http://limparportugal.ning.com/

Não entendi se a "limpeza" de que ali falavam era virtual ou se de facto ainda há gente suficientemente louca para aderir a uma campanha assim!

Não leves a mal expressar aqui a minha opinião, mas a integrar um grupo de limpeza só mesmo uma coisa que fosse definitiva, como a que me parece que sugeres aqui.

Peçam-me para fazer participar manifestação exigindo que o governo obrigue por exemplo os presos a quem todos nós alimentamos a limpar o país e aí sim, eu alinho!

Excelente texto

Cusca Endiabrada disse...

Mas que ideia a tua, Zé do Canito ...

Era então isto que me esperava quando aceitei almoçar contigo no "Faz Figura" ???

Quer dizer que para ter direito a dar ao dente, primeiro tenho de vergar a mola a ajudar a limpar portugal? Xiççça! Nem morta! Que limpe quem sujou que eu siou uma menina muito asseada, que julgas?

Pois sendo assim, declino agora e aqui já o convite de almoço!!!

A menos que a ideia seja ajudar-te a agarrar nos fundilhos dos "porcalhões" que sabemos e atirá-los todos ao rio tejo ...

Gatinho frenético disse...

Passei por aqui e se for preciso uma ajudinha para segurar no SHELLTOX ...

MissEsfinge disse...

Gosto da forma directa e frontal como aqui se chamam os bois pelos nomes.

Tudo o que leio por aqui é a realidade e de nada servirá a boa vontade de meia dúzia de bem intencionados quando os piores exemplos vêm de cima e quem devia governar dá provas do maior desgoverno.

Ainda hoje, passando junto de uma instituição pública situada num prédio sujo e velho, cuja entrada quase nem era perceptível por ter 2 enormes contentores em frente, ouvi alguém próximo dizer:

-Não há dúvida que o BOTAS tinha alguns defeitos, mas tratava as instituições públicas com outra dignidade.

Isto pode parecer não ter nada a ver com o tema, mas isto diz muito.

Tudo de bom

Continua a escrever assim

Zé do Cão disse...

Pascoalita.
A ideia não foi minha, não senhora.
Só tive conhecimento dela através da Mariazinha. Julgo que foi do Blogue Sempre Jovens.
Já tinha conhecimento do caso da Estónia e penso ser uma cópia. Considero a ideia muito, muito interessante e estou convencido que alguma coisa de bom vai sair dali.
Biquinhos

Zé do Cão disse...

Mexicano.

Olha, aqui está uma sugestão de aproveitar. Deves inscrever o teu nome no blogue "limparportugal" e dar essa sugestão. Porque não?
Mas comcorrente nos pés e bola de chumba para não fugirem?
Abraço

Zé do Cão disse...

O almoço no Faz Figura, mantêm-se.
Quanto a limpeza será um acto nobre.
Vá dá lá uma mãozinha.
Perto da tua porta, há lixo a mais.

biquinhos

Zé do Cão disse...

Gatinho Frenético

Sabes tu, que no rio cavado em Braga, perto de uma praia fluvial, detaram bateria ce carros para dentro de água e até um frigorifico?
Gente doida, meu gatinho. Sabes tu, que conheço um condomínio fechado, onde a cagança é mais do que muita, onde residem Engs., Médicos, Juízes, Advogados e plebeus, o lixo à porta, parece uma lixeira camarária?
Duvidas? Vê bem a foto que apresento e onde está um sinal de transito com X.
Pois é, é verdade.
Muitos miaus

Zé do Cão disse...

Misse esfinge.

Do baixo das tuas entranhas, onde decerto existem teias de aranha de criar bicho, não achas boa a ideia?
Mas na tua terra, o lixo também é mais do que muito.
Vá amiga, adere à ideia, alguma coisa ganhamos.
Um por todos e todos por um.
bj.

Oliver Pickwick disse...

Zé, se conhece alguma fórmula para limpar completamente a classe política de um país, envie com urgência para nós. Seremos eternamente gratos.
Por outro lado, fazer um mutirão com o objetivo de limpar ruas e praças é uma excelente idéia.
Um abraço!

Zé do Cão disse...

Oliver

Não sei o que isto vai dar, mas alguma coisa há-de sair.
Na Estónia, segundo as notícias, conseguiram o efeito em 5 horas.
Vamos estar atentos.

O Barco carregueiro que apresento em fotografia, neste momento está completo... A nossa ajuda vai ser difícil, não só não dispomos de frota, como tão cedo não está disponível este.
Veremos o que se pode arranjar...
Um abraço

Pascoalita disse...

Amigo Zé

Sou de opinião que se cada um de nós cuidasse do espaço envolvente, o mundo seria um lugar bem mais agradável. Mas não me cabe a mim limpar o que os outros sujam. Já basta ter de o fazer das portas para dentro, não?

Eu estou como diz alguém por aí, eu limpava era a classe política a quem cabe por ordem nas coisas e é quem mais conspurca o país.

Um beijo

Betynha disse...

Na verdade o que aconteceu na Estónia foi lindo! Só não entendi para onde foi todo aquele lixo. Reuniram-no numa mega lixeira? Queimaram-no?

De qualquer modo, seria bom que toda a Europa e o mundo inteiro lhes seguissem os passos. Assim talvez valesse a pena o esforço.

Kim disse...

Oi Zé!´
Há tanta coisa para limpar!
Na passada semana precisei de mandar para o lixo muito material informático e foi uma odisseia. Havia de facto muito sítios onde eu o podia depositar mas ninguém assinava documento nenhum a dizer que o tinha recebido.
Não foi fácil!
Até aqui na Net há necessidade duma limpeza que consiga eliminar os anónimos provocadores.
Eu não tenho grande razão de queixa, por enquanto, mas eles andam por aí.
Um grande abraço Zé!

Cusca Endiabrada disse...

Óptima ideia, mas a trampa em Portugal nem para limpar os cocós que os lulus das damas deixam nas ruas de Lisboa :))

Só valeria a pena se a seguir fossem tomadas medidas para castigar quem não cumpre as regras mínimas de civismo desde os construtores civis que deixam os contentores cheios de lixo meses e meses a fio, aos empregados camarários que varrem para os cantos, aos transeuntes que largam papeis no chão, etc.

O melhor mesmo é começarmos a limpeza pela assembleia da república e para evitarmos usar químicos que poluem o ambiente, vamos munidos de vassouras e uns varapaus...

dentadinhas

Zé do Cão disse...

Pascoalita.
Foi essa a razão porque porque apresentei o barco carregueiro.
Presumivelmente não consegue levar os políticos todos de uma só vez.
A outra fotografia é à porta de um condomínio de luxo.
Pelos vistos o luxo é só lá dentro, cá por fora, aparente ser miséria. Pelo menos de espírito.
Biquinhos, grande amiga

Zé do Cão disse...

Se em cada País, fizessem o mesmo, seria fenomenal.
Será que se consegue?

Manter a esperança é palavra de ordem.


Beijinhos "Betinha"
Não levas a mal que faça uma pergunta. Acaso não és a esposa do "Betinho", pois não?
bj

Zé do Cão disse...

Kim.
Sinceramente, ainda não foi incomodado.
Mas não entendo certa mentalidade.
Nós não fazemos mal a ninguém, apenas nos divertimos, criamos amizades. Será por não as conseguirem fazer?

Eu tinha um computador a mais, pensei deitar ao lixo. Acabei por dar a um necessitado.
Muito me agradeceu.
Kim, animo... um abraço

Zé do Cão disse...

Cusquinha. Sabes que não gosto nada de te ver assanhada. Uma menina é uma futura senhora. Deixa lá estar os homens da Assembleia da Republica, que não fazem mais do que o seu trabalho, tratando-nos da saúde, carteira, cultura, etc. etc.
Um 1º e uma ministra da cultura, que não conseguem explicar ao povo, que o abono de família é Y e conjuntamente com um hipotético subsídio, dá X . São ministros de um governo não só falhado, como insultuoso para os professores, a quem querem fazer exames de aptidão.
Biquinhos

Cusca Endiabrada disse...

Ora, Zé do Canito ...

Se o tal subsídio era hipotético, como queres tu que um ministro, por muito entendido que seja em álgebra, chegue a um, resultado? ihihihih

Isso só o nosso 1º consegue. Mas esse é um INVENTOR!!!

dentadinhas

Milu disse...

Creio que a grande maioria das pessoas já está sensibilizada para a questão da sustentabilidade do planeta, e por isso, lá vão fazendo a separação dos lixos domésticos, o mesmo se passa com a indústria, ainda assim é sempre possível melhorar! Esperemos que sim! Contudo, nada me espanta as imagens de lixo em redor dos contentores! E porquê? Tudo tem a ver com o facto de sermos cada vez mais uma sociedade de consumo. Já nada é como antigamente, que um bidonzito chegava para depositar o lixo de um bairro inteiro! Se não vejamos! Actualmente é assim: Em cada lar existe um detergente para lavar a loiça à mão, outro para lavar a loiça na máquina, outro para lavar a roupa, e ainda o amaciador. Um detergente para matar os germes da sanita, outro para lavar o chão, outro para lavar o resto, vidros e superfícies lacadas. Para lavar o parquê, champoos variados conforme as necessidades dos elementos da família,lexívia, produtos para a limpeza do automóvel, enfim, uma lista infindável. Já reparaste, Zé, na quantidade de embalagens, que cada um de nós junta em casa, já para não falar na despesa? É claro que o lixo por algum lado tem de transbordar!Arrisco a dizer que os contentores deviam ser despejados com mais frequência, nem que fosse duas vezes por dia. No fundo, as vezes que se observarem necessárias!

O Encapuçado disse...

Zezito, se não apareces é porque tás com febre a mim, ehhh..
Olha, tenho uma amiga que vive so, os filhos estão fora, é separada há imensos anos, costumo ir ter com ela, levo-a onde dá, vamos beber um cafézito, vamos andar pla cidade, para estarmos ocupadas, ela é que precisava de um pc, o que ias deitar fora, mas se o deste, ainda bem...se souberes de algum, não botem ao lixo, ela precisava tanto...e sempre a ajudava a passar melhor o tempo, é uma pessoa muito triste, muito metida consigo...Há um amigo que ficou de lhe dar um mas que está no técnico para ver se está em condições e se funciona, mas, é tão velhote que duvido que funciona...
Ao ler o Kim a dizer que teve d edeitar for amaterial, ah,s e fosse algum pc, ai Kim, Kim..guardavas e no encontro levava-lo e eu trazia-o para ela..
Beijinhos...

Zé do Cão disse...

Laurinha.
Na realidade dei um completo com impressora e tudo. Por sinal a um homem que até mais. Ficou para as suas maninas brincarem.
O unico defeito que tinha era o ecran estar um pouco amarelo por falta de azul. Coisa sem remédio.
Bj.

Susana Falhas disse...

Caro Zé do Cão :
Já tive conhecimento dessa iniciativa através da amiga Elvira. O nosso mundo precisa deste tipo de iniciativas, para ver se acordamos a tempo de reparamos o mal que andamos a fazer...
Para responder à dúvida que lançaste na aldeia, não é obrigatório falar da festa de Trancoso.Podes falar daquela que entenderes, e pelo que contas, conheces imensas...

Bjs Susana

Zé do Cão disse...

Susana

Efectivamente já vi algumas festas de Aldeias. Só que, todas elas são relembradas pelo Zé, no seu lado humorístico e isso pode impedir o aproveitamento que pretendes.
Veremos se consigo ultrapassar essa faceta.

beijocas

Pascoalita disse...

Helloooooo
Estava ansiosa por ver as fotos, sabes? É que em casa uso o browser Mozilla que me bloqueia algumas (só me permitia ver a bandeira, talvez uma forma de me obrigar a ser patriota eheheh)

Não há dúvida que retrataste bem o portugal do século XXI!!! É exactamente assim que o vejo todos os dias, com a agravante do lixo estar um pouco mais espalhado (calhar na tua zona os rafeiros são todos mais civilizados, a começar pelo teu canito eheheh eheheh)

Jinhos e boa semana

Zé do Cão disse...

Pascoalita.

Por incrível que pareça, a fotografia que tem um sinal de transito, é um sítio que tenho vergonha de dizer. Pessoalmente e ao ouvido, bem baixinho, digo-te.
A Segunda, é em plena Alfama, desta Lisboa que amo, num domingo à tarde e bem recente.

Beijocas

Laura disse...

Olá..Beijinhos, saudadinhas e té mais loguinho..tou com conjuntivite e, chateia pra caraças..laura.

Zé do Cão disse...

Lauirinha

Num ou nos dois?

Beijocas

Susana Falhas disse...

Zé do Cão:

Ouvi dizer que não estás à vontade para participar? Manda lá o teu texto, que faltas tu para alegrar a festa
( para aminhaldeia@sapo.pt)! E olha, vou colocar´-te lá na lista!

Bjs Susana

Laura disse...

só num gracias e se fossem nos dois ficava quase sem ver, tão atacada estou...beijinhos e aos sogrinhos também..ahhhhhhhh

jose bernardo disse...

Boas Ze do Cão passei por aqui por azar dei uma espreitadela pois eu tambem estou com unhas e dentes nesta causa mas estou como o parisiense ito aqui é uma freguesia com 400 habitantes esta a ser muito deficil
http://pacha33.blogs.sapo.pt/
um abraço

Zé do Cão disse...

Susana

Compreendo perfeitamente o teu entusiasmo. Também já fui assim e em tudo que me empenho coloco entusiasmo redobrado.
Tenho estado a matutar qual vai ser a festa em que os meus olhos não a pintaram com humor. Sopro, sopro, e não há maneira. Dentro de 3 dias enviar-te-ei.
Com ou sem humor, está prometido

Beijocas

Zé do Cão disse...

Laurinha

Deixa lá, O Camões, só tinha um olho e mesmo assim escreveu "Os Lusíadas".

O teu, pelo menos daqui a uns dias (felizmente) deixa de ter ramela e estás outra vez como novo.

Bj

Zé do Cão disse...

José Bernardo

Julgo que a comissão organizadora, terá algum plano especial para conseguir mobilizar tanta gente.
Estou convencido, que sendo uma operação dantesca, estão a preparar
ao pormenor todos os pontos.
É uma coisa que levará o seu tempo, e a mobilização vai aparecer a seu tempo, quando anunciada para determinado dia. Claro que será maciçamente difundida para toda a parte e aqueles que neste momento olham de soslaio e não acreditam no êxito, juntar-se-ão.
Um abraço

Muito ao ouvido, José Bernardo, muito baixinho para que não nos oiçam.
Segundo a minha opinião, somos o Ranho da Europa e não somos igual a ninguém. Será que não conseguimos alterar comportamentos?
Aqui está uma oportunidade....

Zé do Cão disse...

Susana que se passa com o teu mail.

Quero mandar e não consigo, diz que está encerrado por falta de uso.
dá-me outro
bj

Laura disse...

Pois está zezito, já passou, agora apareceram-me umas pintas, só à noite é que elas aparecem melhor e enchem, já fui ao centro de Saúde e estou a ser medicada, a evr se me largam para que possa deixar de ser uma má Pinta..
Beijinho a ti e o camões, ai o camões...laura.

Maria disse...

Caro Zé do Cão:
Só agora aqui cheguei, porque andei a fazer de avó.
Gostei da ideia de limpar Portugal.
Eu já comecei, pela minha casa que ficou uma autêntica bagunça.
Beijinho

Zé do Cão disse...

Laurinha
Aparecem-te uma pintas? Não será os pingos de tinta, de quando andaste a pintar a sala?
Por isso ouvi dizer. Esta rapariga tem Pinta!...
Sobre o Camões, coitado, vendeu o olho por dez tostões e agora nem pala tem para tapar o dito.
Bj.

Zé do Cão disse...

Maria
Andar andar a fazer de avó?
Isto de aumentar a família nesta época necessita muita coragem.

Quantos às limpezas, minha amiga, a coisa apresenta-se muito, muito feia.
Acho que são necessário milhares e milhares de braços, muita imaginação, muito querer e muita colaboração, Se chegar a haver louros, que eles sejam empregues na prevenção para não se repetir este nojo que envergonha Portugal.
beijocas

Vitor disse...

vamos lá..... tenho terinado a limpar o saltatampa.... agora é bem mais fá cil, com a experiência adquirida....

abraço

Zé do Cão disse...

Mas que bom, que alegria. Tenho tenho recordo o vosso canto.
A esposa? Deverá estar mais magra e a doerem a sola dos pés?

Um Grande "OLÁ" para vocês.
Depreendo que já têm dia de folga, «Sábado» parece, não?
Com a maior amizade de mundo, beijos e abraços para este casal do Norte.

Zé do Cão disse...

Vsuzano.
O comentário anterior também é para vós e exclusivamente para vós.

Que saudades tenho, da Mafalda com a faca em riste a brilhar, a adivinhar
na "alhada" em que se metiam.

A última vez que fui ao Norte, foi quando estive aí com a "Dona" e o Velhadas do meu irmão.
Está óptimo o gajo, em 25 do passado mês fez 48 ao contrário.
ABRAÇOSSSSSSS

Laura disse...

uau, 84 e está benzito? sortalhudo do teu mano..se for como tu, deve ser dos rijos... tudo depende de cada um, há cotas e cotas mais jovens que os mais novos..eu que o diga..beijinhos.

Zé do Cão disse...

Laurinha. O único "mano" que tenho.
Conduz todos os dias, o automóvel e o pessoal que tem na fábrica. Comporta-se em negócios, tal como na juventude. A referencia que faço no comentário anterior, da ida ao Norte, foi para se sujeitar a meterem-lhe um dedo por um sitio que não digo. Estava a julgar que estava doente. Não sei se gostou ou não, da caricia, mas safou-se não tem nada.
Eu estou do melhor, ainda não experimentei nem tenho desejos.

Amanhã, se Deus quiser, teremos "Festa em Cáceres".

Bj.

Susana Falhas disse...

Olá Zé do Cão!

Não te esqueças de postar aqui, também o teu texto e colar o selo"vote em mim", para os teus amigos votarem no teu texto!

A Blogagem já começou e os textos estão lá diponíveis para ler, comentar e votar, excepcionalmente, até dia 8 de Setembro, para que as férias não sejam uma desculpa.

Ficarei a aguardar por si lá , e os teus amigos também!
Bjs Susana

Zé do Cão disse...

Susana

jinhos