22.11.11

" PRENDA DE NAVIDAD"


Uma valente gripe, deitou-me abaixo. Há tantos anos que leio e oiço dizer que todos e especialmente os mais idosos devem apanhar a vacina contra ela. Como não me considero idoso, por vaidade ou "casmorrice", ou julgando-me a coberto de um Deus protector, achava que ela a "malvada" não me atacava. Cheguei ao ponto de troçar dela, dentro da minha própria casa, dado um dos meus filhos ter caído vários dias de cama e a minha cara metade, mesmo vacinada estar bastante mal com o seu ataque. Assim, tanto sorri, tanto a achincalhei, que a "fulana" num acesso de raiva, apanhando-me distraído, entrou-me garganta abaixo com toda a sua fúria, e, confesso, venceu-me logo ao primeiro "rond". No futuro, sempre que veja aproximar-se o fim de Setembro, nem precisarei que alguém me lembre da existência da ampola que foi criada para dominar esta "maldita".
Não é que me faltem as histórias, as aventuras, acasos, coisas engraçadas e curiosas que fazem as alegrias da minha vida, mas esta estava longe do meu pensamento e por achar um encanto este "negócio", venho partilhar convosco com a certeza que também nem sequer ouviram falar dele.
Começa a aventura em "O Grove", aquela terra de mariscadores gallegos, mãe da ilha de "A Toxa", onde na sua Capela das Conchinhas" casou Mariano Rajoy, futuro Presidente dos Ministros de Espanha, segundo os resultados eleitorais do passado Domingo.
Pelas 2 horas da tarde, batem-me à porta no meu burgo de Azeitão. Sozinho em casa, recolhido, encolhido e tiritando, salto da cama, aconcheguei a roupa ao corpo e pela janela, vejo um carro distribuidor de encomendas, com motorista a retirar uma caixa de cartão para me entregar. Coisa raro, não esperava ninguém, nem tão pouco esperava qualquer objecto. Mas era mesmo o meu nome que constava na etiqueta e era originária de Espanha. Assinei não tinha nada para pagar e fiquei intrigado. Era remetida por "Despensa do Palácio" - Estepa. Tenho a certeza que Estepa, não lhes diz absolutamente nada, pois fica entre Sevilha e Málaga, antes de chegar a Antequera, início daquela grande descida que nos leva à águas quentes do Mar Mediterrâneo em plena Costa do Sol. Portanto, uma pequena povoação à beira de estrada, que atravessávamos obrigatoriamente quando nos deslocávamos para aquelas bandas. Entretanto, foi feita a Autovia e a povoação está esquecida no coração da Andaluzia imensa.
Abro a caixa de cartão e num embrulho de papel lindíssimo e de qualidade suprema encontro uma outra caixa de folha, linda como os amores, com imagens de encantar e um cartão a indicar que o meu Amigo Besada e sua esposa, de "O Grove", faziam-nos uma oferta para a próxima "Navidad".
Telefonei-lhe, agradeci-lhe e depois na Net fiz uma pesquisa de curioso, sobre o porquê da "Despensa do Palácio". E o que encontrei, deixou-me espantado, pela beleza, pelo encanto e pela imaginação como trabalha aquela organização familiar.
Pesquisem, apreciem, vejam tudo ao pormenor e digam-me o que acharam. Fiquei em pulgas, para quando for para aqueles lados, ir visitar o museu. É que é tudo tão espectacular, que quem quiser ser cliente, inscreve-se agora para ser servido no próximo ano. "Despensa do Palácio", enquanto fazem a pesquisa eu deliciar-me-ei com o seu conteúdo.
Até ao próximo sábado, no D. Isilda.

23 comentários:

São disse...

Ainda bem que a gripe já está de abalada!

Como é bom ter amigos que nos oferecem assim coisas deliciosas, não é?

Beijinhos e até sábado, meu querido amigo.

Teté disse...

É sempre bom quando os amigos não se esquecem de nós... :)

Já vou pesquisar, mas por agora quero apenas dizer que não vou poder participar no vosso convívio de Sábado! Os meus sogros têm já muitas dificuldades devidas à idade e não saem de casa, de modo que vamos quase sempre almoçar com eles e fazer-lhes um bocadinho de companhia. Mesmo assim, obrigada pelo convite e espero que se divirtam!

Jinhos e as melhoras dessa gripalhada!

Magia da Inês disse...

º°♥❤ Olá, Zé!
❤ Ganhastes uma caixa de doces finos... pesquisei e fiquei sabendo do museu do chocolate... hummmmmm!!!
º°❤ Comendo doces a gripe passa mais depressa.
Cuida-te amigo!
Beijinhos.
Brasil ❤

Zé do Cão disse...

São
É verdade, amiga.
de abalado mas ao pé cochinho.
Segundo me consta é de Norte a Sul que ela tem atacado.

abraço

Zé do Cão disse...

Teté

Paciência... noutra altura calhará.

Quanto ao Despensa do Palácio, vale a pena fazer a busca e deitar o olho a tudo.
E sabermos nós que é um negócio familiar, e até são fornecedores da casa Real, situado numa pequena povoação no interior da Andaluzia.

Beijos

Zé do Cão disse...

Magia

Ficaste fã, não foi?

Que maravilha...



Jinhos, amiga

Pascoalita disse...

Sempre te ouvi falar no AMIGO BESUGA que já te tem surprendido de outras vezes. Vós tendes isso e certamente mais coisas em comum, fazer Agrados aos amigos. Fiquei sem saber se a surpresa foi suficiente para afugentar ou pelo menos enfraquecer a maldita GRIPE ahahah

Agora vou pesquisar ...

voltarei mais tarde

Pascoalita disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pascoalita disse...

Ops! Devo estar a pensar no almoço ... "Amigo Besada" queria eu dizer (cherne é o outro ahahah)

Elvira Carvalho disse...

Que bom quando os amigos se lembram de nós. E espero que esteja totalmente recuperado da gripe.
Um abraço

Zé do Cão disse...

Pascoalita
ahahah...
Só falta chamares BESUGO ao homem.
ela ainda anda por cá, mas já mais domesticada, já anda a cambalear. Qualquer dia cai de exausta. Até agora foi eu...
Até sábado... O teu hortelão tem de me explicar como é isso dos morangos, está quase na hora e tenho tudo aprontado.
Biquinhos

Zé do Cão disse...

Elvira

Boa Amiga, Mais 3 dias e despeço-me sem saudades desta intrometida .
Quanto ao AMIGO...., e englobo também a esposa, são daqueles que todos desejamos ter. Não é Espanhol, é Gallego, falamos a mesma língua.
Faz a busca em "Despensa do Palácio" e vais gostar. Numa pequena povoação, um negócio de família já centenário, tem museu de chocolate, só lendo. Se quisermos ser cliente temos de esperar pelo menos um ano e desde que haja vaga.

O Meu abraço

Je Vois La Vie en Vert disse...

Eu ficaria encantada de receber uma prenda desta, nem que seja a caixa que é lindíssima e o conteúdo, pelo que fui pesquisar na internet deve ser como o manjar dos deuses.
É um bom amigo que tens ! Não só te premiou como te deu a possibilidade de descobrir, como eu, a história, os desenhos, os ingredientes, uma verdadeira porta aberta para um futuro passeio para ver de perto isto tudo.
Com tanta doçura, espero que a maldita gripe se terá afastado de ti pelo menos até ao fim do próximo ano e que nos encontraremos em grande forma no próximo sábado !
Até lá, beijinhos
Verdinha

P.S. Não come tudo, deixa um pouco para a gente...;)

Pascoalita disse...

Bonita e doce, essa história! É caso para dizer que a "fama/tradição já vem de longe", como o Constantino eheheh

Estive a ver Estepa no mapa ... aquando da nosso passeio a Andaluzia, acho que passámos perto. O hotel era perto de Loja. Estivemos em Córdoba, Guadix Granada, Serra Nevada, etc.

Jinhos

Zé do Cão disse...

Verdinha
Parece que sim que a Gripe vai, só lhe falta sair o rabo, E este Virus, neste inverno já não incomoda mais.
Quanto à "Despensa do Palácio", és da minha opinião, não és? Aquilo é um amor.
Quando estou na Monta Rota é rara a vez que não faça uns Raids a Cádiz, Gerez e até a Granada. Mas a próxima será a Estepa. Estou em pulgas e desejoso de conhecer aquilo muito bem. Quero ser cliente das caixas, minha mulher adora caixas de folha e eles apresentam cada ano um modelo com desenhos diferentes.
Beijinhos

Zé do Cão disse...

Pascoalita

É giríssimo não é?
Sobre a pergunta. Loja, fica já um bocadão longe. Mas passasse lá mesmo ao pé. Da Autovia 92, deve ver-se as instalações.
Belo passeio que deste nessa altura.
Entre Guaudix e Murcia existe um Hotel "Troglodita", Já lá fiquei com a "Dona" uma noite. Longe da estrada, no meio da serra. Um Hotel daqueles tempos, debaixo do chão, mas com todos os serviços da época presente. Tem lavandaria, secadores de roupa, uma peça de fina madeira para coçar as costas das senhoras, enfim gostei, e nem é barato nem caro. É aceitável. Tem também num quadro pendurado no quarto, exemplificando como se deve puxar uma senhora quando se a arrasta pelo chão depois de se lhe coçar as costas. Arrasta-se sempre puxando pelos cabelos, nunca arrastando pegando nos pés. Fica tudo cheio de areia...
até sábado
biquinhos

Kim disse...

Ganda Zé! Olha se não tivessemeos alterado o almoço, havia de ser bonito. Nós apareciamos e tu ficavas em casa, a curtir a dita.
Estás a falar de chocolates? Queres dar cabo de mim?
Bem, fico-me por aqui!
Grande abraço

Zé do Cão disse...

Kim

Também és guloso?

Eu,não sou muito. Só gosto de Pasteis Nata, tíbias, perónios, bolas, bolachas,chocolate branco,todos os doces conventuais,chocolates com cremes, com licores, pão de Ló seja de onde for, Mon Cherry e tudo o mais que leve muito açucar. Como vês faça uma selecção.
Abraço e até sábado

Green Knight disse...

Com este adoçar de boca só tenho um caminho: Região de Palmela.
Se ito é com o Zé, imagino o Cão!?...Tá feio de gordo!
Abraço Zé
jrom

Zé do Cão disse...

Green


abraço


Je Vois La Vie en Vert disse...

Amigo Zé,
Foi uma bela prenda que nos ofereceste, juntamente com a São, este encontro de bloguistas !
Até houve sonhos e os meus sonhos, então, foram deliciosos, visto que não "sonhava" há muito tempo (por causa da minha alergia à canela) e de repente aparecem-me uns sonhos quentinhos especialmente feitos para mim ! Isto é saber mimar os amigos e pó-los a sonhar!
Ainda posso falar da interessante visita às riquíssimas caves do Zé Maria da Fonseca, do vinho Piriquita, do Moscatel, dos bolinhos do Cego, dos Ferreiro Rocher, da nossa conversa sobre codornizes, das numerosas e deliciosas iguarias que nos esperavam no restaurante e sobretudo do convívio e da descoberta de bloguistas só conhecidos de nome.
Os que não vieram têm inveja ? Bem podem !!!
Beijinhos
Verdinha

Zé do Cão disse...

Estou todo babado com tanta "mesura"


Vós, todos amigos/as, são parte da minha existência, eu agradeço desejarem-me com amigo.
Entreguei os Beijos... Agradece e promete que na próxima vez estará presente.
Foi muito apreciada entre colegas a sua exposição.
Sou um homem feliz.

Magia da Inês disse...

º°❤
Olá, amigo!
Aguardamos nova história.
Boa semana!
Beijinhos. º° ✿
♫° Brasil
·.♪
❤♥